Quer se tornar um trader e investir em ações?

Embora muitas pessoas tenham medo da bolsa de valores e a considerem excessivamente arriscada, a verdade é que a bovespa ainda é uma excelente forma de investimentos para quem sabe como aproveitar as oportunidades que surgirão. Para isso entretanto, é necessário que você saiba exatamente o que esta fazendo e conheça em profundidade os princípios de investimento que irão ser fundamentais para que você alcance o sucesso financeiro investindo na bolsa de valores. Por isso, nesse artigo vamos lhe ensinar como você pode se tornar um trader e aprender como investir em ações do modo mais eficiente possível de acordo com o seu perfil de investidor.

Primeiramente, se você esta realmente interessado em ganhar dinheiro com a bolsa de valores, você precisa se tornar um trazer, e não somente um investidor. O que isso significa? Basicamente, um investidor compra ações para permanecer com elas a longo prazo e realmente se tornar sócio daquelas empresas, pois esta apostando no sucesso delas. Essa é uma estratégia de investimento que, quando bem feita, pode trazer excelentes resultados a longo prazo. Porém, se você esta atrás de resultados mais agressivos e, especialmente se ainda não tem um montante muito significativo de capital para investir, talvez faça mais sentido se tornar um trader, que em resumo é uma pessoa que compra e vende ações por pura especulação, com o objetivo de se aproveitar de suas diferenças de preço entre dois determinados momentos, sem que haja qualquer interesse de se tornar sócio da empresa a longo prazo.

como investir em açõesO trader é então basicamente um especulador. Com isso você tem a possibilidade de se aproveitar da própria volatilidade do mercado a seu favor, e crescer em cima das diferenças de preços das ações. Por um lado, isso significa mais ganhos em menos tempo mas, por outro – como você já deve imaginar – também significa que você estará correndo mais riscos. Assim, a primeira coisa que deve se prestar atenção ao se tornar um trader é a sua estratégia de gestão do risco.

A gestão do risco é tão fundamental quando falamos em qualquer forma de investimento porque se você perde muito dinheiro o progresso dos investimentos vai se tornando exponencialmente mais difícil. É exatamente por esse motivo que grandes lendas do mundo dos investimentos, como o grande Warren Buffet, costumam dar grande importância a gestão dos riscos nos investimentos. Buffet por exemplo, diz que para investir você deve seguir 3 regras básicas: Nunca perca dinheiro, nunca perca dinheiro e, por último, nunca perca dinheiro.

Assim é fundamental que você estude profundamente diversas estratégias de investimentos e comece a aplicar aquelas que mais façam sentido para você, o seu perfil de investidor e o seu portfólio. Investir em ações

Falhar ao seguir essa regra aumentará em larga medida as chances de fracasso de um investidor.

A segunda regra fundamental para que você se torne um trader de sucesso é preparar o seu psicológico para as invariáveis imprevisibilidades do mercado. Por mais que você se aprofunde e crie uma estratégia de investimentos extremamente cuidados, é fato que, em determinados momentos, algo irá ocorrer e você terá que enfrentar o fato de que o mercado não esta se comportando como você esperaria.

Nesse momento, grande parte dos investidores medianos ou iniciantes se desesperam e acabam tomando decisões precipitadas, como vender rapidamente suas ações no mercado e realizar as perdas, ou algo ainda mais impulsivo e inconsequente. Alguém que tenha aprendido a controlar os impulsos nesse momento conseguirá manter a cabeça fria e, a longo prazo, poderá até se beneficiar desses momentos caóticos do mercado. Por isso, o preparo psicológico é absolutamente fundamental no trading.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *