O Day trading é para você?

Quando falamos em investir na bolsa de valores, muitas pessoas tem um única ideia: comprar ações na baixa e vender-las quando seu preço estiver o mais alto possível. Entretanto, existem diversas formas diferentes de se fazer isso. Uma delas é simplesmente investir naquelas empresas que você acredita que irão desempenhar bem no cenário econômico nos próximos meses ou anos. Outra forma é fazer o que é conhecido como trade, ou seja, comprar e vender ações a curto ou médio prazo, buscando se favorecer da volatilidade natural do mercado. (Para aprender mais sobre isso veja esta página: Mago do mercado).

Dentro disso que chamamos de trade, a menor forma possível é o Day trade, que, como o próprio nome já diz, se baseia na estratégia de comprar e vender uma ou mais ações dentro de um mesmo dia. Muitas pessoas que conhecem o Day trade logo se entusiasmam, pois em um primeiro momento ele parece ser uma alternativa para se aproveitar ao máximo dos lucros que a bolsa de valores pode te trazer. Isso até é verdade, pois com o Day trading você consegue se aproveitar de pequenas irregularidades nos preços das ações que você não poderia se aproveitar em outros casos.

day trading          Porém, isso só é verdade se você estiver preparado para o Day trading pois do mesmo modo que ele pode ser altamente eficiente para maximizar seus lucros, ele também pode ser muito potente em destruir seu capital investido em um piscar de olhos se você não souber o que esta fazendo.

Assim, a primeira coisa a se fazer é se certificar que você esta preparado para se tornar um Day trazer. Assim, é necessário saber qual é o principal fator que torna um Day trazer bem sucedido. Conhecimento de mercado certamente é muito importante e para isso existem diversos mecanismos e ferramentas utilizados por Day traders, como a análise gráfica e o tape Reading, entre outros. Porém o fator realmente determinante no Day trade é a sua fortitude mental. Se estabilidade psicológica já é algo de extrema importância no investimento em geral, você pode imaginar o quanto ela é vital quando você esta falando de um ambiente de altíssima pressão, no qual você deve tomar decisões de grande importância em um pequeno espaço de tempo.

Assim, o ponto central para decidir se o Day trading é para você – ou se é melhor você se tornar um investidor tradicional – é saber se você tem os nervos de aço necessários para lidar com a volatilidade contínua e pressão extrema em frequência diária.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *