Invista em ações começando do zero

Nosso país passa por momentos de instabilidade financeira enorme. Por conta disso, sempre ficamos sabendo de lugares diferentes que fecharam, amigos demitidos de seus empregos e as dívidas, nossas e das pessoas próximas a nós aumentando consideravelmente e, por fim, o aumento visível do valor dos bens de consumo. Em função disso, é fundamental que busquemos alternativas para sempre termos uma renda extra, de forma segura e confiável. Depois de muito pesquisar, decidi que Investir em ações seria a minha forma de fazer meu dinheiro render.

E para início de conversa, precisamos quebrar alguns mitos. E o maior dele é que quem investe na bolsa de valores fica rico imediatamente. Não é bem assim que as coisas funcionam. Investimento na bolsa requer muita calma, paciência, inteligência e passos bem calculados.

Mas afinal, o que é a bolsa de valores? A bolsa é um mercado online, onde os investidores acessam para iniciar a negociação de ações de empresas e produtos financeiros de diversos seguimentos. Essas ações podem ser de bancos, de bens de consumo, de saúde, entre outras coisas.

como investir em acoes

Sabendo disso, podemos agora entender o motivo delas existirem. O intuito da existência das bolsas de valores é para que as empresas consigam uma fonte de renda para investirem nelas mesmas. Assim, elas pegam o todo de sua empresa e dividem em partes, ou ações. Essas ações ficam disponíveis para pessoas físicas ou jurídicas as adquirirem. Estes são os investidores que em contrapartida recebem parte (correspondente à porcentagem de ações que possui) dos lucros dessas empresas. Para as empresas, essa prática é uma forma mais barata de conseguirem dinheiro, diferentemente dos empréstimos de bancos, por exemplo. Assim, qualquer um pode fazer parte do mercado financeiro.

Também é necessário que expliquemos melhor sobre as ações. Como disse, elas são parte das empresas e são divididas em porcentagens. Onde 100% delas são divididas pelos sócios e investidores. Cada um tem uma determinada porcentagem e isso corresponde a participação que cada um desses sócios terá na empresa.

Pensando a longo prazo, investir em ações é algo muito rentável. Mas para isso acontecer é necessário que busquemos informações valiosas para não correr perigo. E também para destruirmos mais um mito: o de que investir na bolsa de valores é algo muito difícil. Entenda que não existe um valor mínimo a se investir, isso vai depender do valor de cada ação. Portanto, caso você tenha um dinheiro a mais é viável investir na bolsa. E você pode fazer tudo online através de um sistema.

Para iniciar o investimento é muito simples. Basta você procurar uma corretora financeira e abrir uma conta com eles. Então, você precisa passar o dinheiro da sua conta corrente do banco de sua preferência para a conta da corretora através de uma transferência TED ou DOC. É importante ressaltar que é preciso que as duas contas estejam cadastradas no mesmo número de CPF para que não haja algum tipo de fraude.  Após essa transação entre contas, você pode buscar o auxílio da corretora e de pessoas especializadas que lá vão te ajudar a fazer o melhor investimento.

É necessário entendermos também que existe um risco como em qualquer tipo de investimento. Um deles é o de liquidez. Que consiste na dificuldade do investidor de vender estas ações caso compre de empresas que são pouco negociadas. Outro risco que existe e que é muito real e comum é o de desvalorização do ativo. Pode acontecer alguma coisa com a empresa e suas ações que os valores delas caiam drasticamente e com isso seus rendimentos também caem.

Quando tomamos a decisão de investirmos na bolsa de valores precisamos ter sempre em mente quais passos vamos tomar. Tudo precisa ser muito bem pensado e calculado. É preciso muita paciência e cautela. Ansiedade e afobação podem ser vilões muito grandes do investidor. Caso você seja assim, é legal até buscar ajuda profissional de um psicólogo ou médico, para assim, você conseguir tomar as melhores decisões possíveis.

Ter um conjunto de estratégias específicas do que você vai fazer, quando vai comprar e quando vai vender suas ações também é algo fundamental. Mantendo a calma e a frieza o investidor vai conseguir entender que com o tempo os resultados vão aparecer e seus ativos vão render bastante. Mais até do que o que se imagina a priori. Também é interessante levar em conta o estudo sobre o mercado financeiro. Mesmo que você não tenha uma formação acadêmica ligada à essa área. Com muito estudo você se mune de informações para criar suas estratégias de investidor.

Não é difícil investir na bolsa, se você esquece isso de uma vez por todas, tudo fica mais fácil. Mesmo que você tenha uma formação acadêmica que não seja composta por números e contas, esqueça a ideia de que o mercado financeiro é um bicho de sete cabeças. Com o tempo você se acostuma com os valores, números e equações. Buscando dicas na internet, com amigos que já investem ou com gerentes da corretora financeira você terá todas as informações necessárias para conseguir investir da melhor forma possível e nas ações que mais combinam com o seu perfil de investidor e que correspondem aos seus objetivos ao iniciar o investimento. É preciso também traçar metas e entender que a médio e longo prazo elas podem ser perfeitamente alcançadas.

Pode ter certeza que hoje, investir na bolsa de valores é uma das formas que mais vão te trazer uma boa renda. Portanto, faça como eu fiz e descrevi aqui neste post. Caso tenha um dinheiro a mais, algo sobrando, uma reserva financeira, deixe o seu dinheiro trabalhar para você. Faça-o render da melhor forma possível. No final das contas, você pode ter certeza que lá na frente você poderá realizar o sonho de viver de renda. E viver bem, se quer saber. Então, não perca mais tempo. Busque informações, tenha calma, estude e procure uma corretora financeira de confiança. Eles te auxiliarão em tudo que você precisa para alcançar o sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *